Qual é a Importância do Computador de Mergulho?

Qual é a Importância do Computador de Mergulho?

November 25, 2016 -

Nos dias de hoje o Computador de Mergulho é um dos equipamentos indispensáveis para o mergulho seja em piscina ou no mar, uma vez que indica informações relevantes que ajudam a melhorar a performance durante a atividade subaquática e a monitorizar a segurança do mergulhador. Mas a sua utilização não é “recente”!

Foi nos anos 50 que apareceu pela primeira vez o conceito que viria a corresponder aos atuais Computadores de Mergulho e em outubro de 1955, surgiu o primeiro computador analógico para descompressão, cujas leituras apresentadas pelo equipamento eram inconsistentes face às Tabelas de Mergulho, pelo que nos anos seguintes houve uma evolução exponencial deste equipamento. Começou por ser analógico (1959), mas rapidamente evoluiu para os modelos digitais (década de 70), depois de inúmeros testes e melhorias nos modelos anteriores. Todavia, é a partir dos anos 90 (1994) que surge o primeiro Computador que suporta misturas Nitrox e tem um alarme, havendo diversos modelos disponíveis no mercado, com tamanhos, caraterísticas e preços diferentes. A evolução do Computador de Mergulho ao longo das décadas, demonstra assim, a sua importância para a realização das atividades subaquáticas!

Atualmente, existe uma panóplia de Computadores de Mergulho disponíveis no mercado, com cores e funções distintas, para todos os gostos e preferências!

Grande parte destes equipamentos permite inclusive, a conexão com um computador através de uma interface adaptada para o efeito, através da qual, se descarrega todo o histórico de mergulho, facilitando uma futura análise e consulta de dados.

MAS PARA QUE SERVE O COMPUTADOR DE MERGULHO?

Ele permite-nos analisar de forma detalhada toda a performance durante o mergulho, nomeadamente: o número de mergulhos realizados, o tempo de apneia em cada um dos mergulhos, a profundidade do mergulho, o tempo de recuperação na superfície, a temperatura da água do mar, a evolução ao longo da temporada de mergulho, entre outras informações relevantes. Os Computadores de Mergulho, têm ainda um alarme (ou mais, dependendo do modelo em questão) que o ajudam a cumprir o tempo do mergulho e profundidade do mesmo, útil para não ultrapassar a profundidade definida pelo Instrutor (e Curso de Mergulho) e para calcular o tempo de mergulho ainda disponível.

Aquando compra do seu Computador de Mergulho, deverá ter em mente as caraterísticas necessárias face ao tipo de mergulho que vai realizar, nomeadamente no que refere à profundidade do mergulho e log book. Isto é, alguns modelos têm uma profundidade máxima até 90 metros, outros até 99, 120 ou 150 metros e suportam até 60, 99, 100 ou 300 mergulhos, o que consequentemente provocará variações nos preços em função das suas caraterísticas e funcionalidades.

Antes da utilização do Computador de Mergulho, leia atentamente as instruções do mesmo e em caso de dúvida pode sempre consultar-nos! É de estrema importância que saiba dominar este equipamento, pois terá implicações diretas na performance do seu mergulho. No entanto, é importante reforçar que para um mergulho bem-sucedido é necessário um planeamento prévio e detalhado da própria atividade.

IMPORTANTE:

Nunca partilhe ou troque o seu Computador de Mergulho, pois ele terá os dados dos seus mergulhos que obviamente se aplicarão somente a si! Ao trocar de equipamento com um colega, correrá o risco de não cumprir os seus limites de descompressão e tal poderá provocar Doença de Descompressão (DCS).

Por isso lembre-se: utilize SEMPRE o mesmo (o seu) Computador para todos os mergulhos e assegure-se de que funciona corretamente!

DICA DE MANUTENÇÃO:

Com o intuito de potenciar a utilização do seu Computador de Mergulho, é conveniente que lhe faça um “check-up” geral antes de cada mergulho: verifique a entrada USB, o o-ring (a correta vedação do anel é crítica para o seu bom desempeno, para que não inunde) e eventual sujidade existente (areia, pós, etc.).

Agora que reconhece a importância do Computador de Mergulho e sabe que este o ajuda a melhorar a performance durante o mergulho, vai comprar o seu para utilizar no próximo mergulho?!

#JUSTDIVEUnderwaterExperiences #ComputadorMergulho #DiveComputer

Tags: Mergulho, Computador de Mergulho, Equiipamentos de Mergulho, Profundidade, Descompressão

Partilhar:

comments powered by Disqus