Náutica de Recreio

"The winds and waves are always on the side of the ablest navigators." - Edward Gibbon (historiador inglês, séc. XVIII)
O Oceano é e sempre foi tema de paixão e aventura!
Navegar é uma arte milenar: desde os primórdios da antiguidade que o Homem foi desenvolvendo capacidades que lhe permitiram navegar, indo cada vez mais longe e com maior segurança à descoberta do mundo!
Desta experiência foi nascendo um saber que, apoiado no desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, deu origem à navegação tal como a conhecemos hoje.
Quem não sonhou alguma vez em passar um dia no mar, rasgando o horizonte e vivenciando todas as experiências e sensações que só este ambiente nos pode proporcionar? E aquela pescaria com amigos, num dia animado, cheio de sol e boa disposição? Ou, ainda, quem sabe, poder exercer a sua profissão numa empresa marítimo-turística?
Com uma costa de mar que abraça mais de metade do nosso país, poder usufruir dela é, hoje em dia, uma possibilidade acessível a todos. Por isso, se se imagina a velejar, a ouvir o vento a soprar nas velas ou então, se imagina a adrenalina de pilotar uma embarcação a motor, está na hora de concretizar esse objetivo!
Contudo, para que possa navegar em segurança, à vela ou a motor, é indispensável ter o conhecimento e a prática suficientes que só com formação adequada se obtém.
Então, de que formação precisa para poder navegar? Ora bem, atualmente existem quatro níveis de navegação de recreio, do mais básico ao mais avançado:
1. Carta de Marinheiro;
2. Carta de Patrão Local;
3. Carta de Patrão de Costa;
4. Carta de Patrão de Alto Mar.
A diferença entre estas quatro cartas prende-se com os limites de área de navegação e com a possibilidade de navegar à noite:
1. Carta de Marinheiro - habilita o titular ao comando de embarcações de recreio (ER) em navegação diurna à distância máxima de 3 milhas da costa e de 10 milhas de um qualquer porto de abrigo, com os seguintes limites:
- Dos 16 aos 18 anos, ER de comprimento até 6m com potência instalada até 22,5 kW, motas de água e pranchas motorizadas independentemente da sua potência;
- Mais de 18 anos, ER de comprimento até 12m, com potência instalada adequada à sua certificação.
Para quem pretenda adquirir uma mota de água, um caiaque para pesca ou uma embarcação para uma navegação mais restrita, esta carta é suficiente para os seus objetivos.
2. Carta de Patrão Local - permite a obtenção de certificação que habilita o titular à navegação diurna e noturna, até 6 milhas da costa e 25 milhas de um porto de abrigo. O Patrão Local ficará também com a certificação de operador de Radio VHF Classe A.
Se pretende navegar um pouco mais ao largo, mais distante ao longo da costa ou de noite, esta é a carta ideal para si.
3. Carta de Patrão de Costa - habilita à navegação diurna e noturna, até 40 milhas da costa, sem qualquer limite de dimensão e de potência da embarcação.
Se é um aventureiro e aprecia uma navegação mais oceânica então progrida mais um pouco e torne-se um Patrão de Costa. Este curso pode ser frequentado logo após ter obtido a Carta de Patrão Local.
4. Carta de Patrão de Alto Mar - habilita à navegação diurna e noturna, sem qualquer limite área, de dimensão e de potência da embarcação.
Se se quiser aventurar numa viagem oceânica, então, siga para Patrão de Alto Mar!
A nossa formação é dinâmica e apoiada em vários recursos. Dispomos de uma equipa de formadores profissionais que o vai ajudar neste caminho e uma plataforma online onde dispõe de diversos recursos para lhe facilitar o estudo e a progressão no curso.
Do que está à espera? A sua aventura náutica pode começar AGORA!
Ligações Úteis
- Berlengas
- Boia de Patamar SMB
- Crianças
- Dicas
- Diving
- Equipamento de Mergulho
- Equipamentos
- Equipamentos de Mergulho
- Fato de Mergulho
- Fato Seco
- Fotografia
- Indoor Diving
- Inverno
- Máscara de Mergulho
- Mergulho
- Natureza
- Salvamento e Resgate
- UnderwaterPhotography
- Visibilidade Reduzida
Artigos Recentes
-
Adeus 2022 | Venha 2023
Dec 1, 2022
-
Underwater WINE & TALES
Nov 1, 2022
-
Winter is coming... mas o fim do Verão não tem de ser o fim da época de mergulho!
Oct 4, 2022
-
Nuno Vasco Rodrigues: fotografar para preservar
Sep 1, 2022
-
Náutica de Recreio
Aug 1, 2022