Mergulho Profissional

Mergulho Profissional

June 1, 2022 -

Quer seja para trabalhar na apanha de algas com fins comerciais, quer seja para trabalhar em condições mais adversas e exigentes como as de reparação e manutenção subaquática de navios, escolher e investir numa carreira de mergulhador profissional é, invariavelmente, uma aposta com retorno garantido não só a nível de crescimento pessoal e profissional, como - e não de somenos importância! -, financeiro.

Mas, afinal, o que é o mergulho profissional? De uma forma bastante resumida, um mergulhador profissional é aquele que recorre ao mergulho para efetuar trabalhos subaquáticos qualificados. Estes podem ser, por exemplo, trabalhos de reparação, construção, manutenção, inspeção ou limpeza de embarcações e outras estruturas (ETARs, centrais nucleares, plataformas de petróleo, etc.) ou de recolha de espécimes (algas, peixes, invertebrados, etc.) para fins científicos, recreativos (aquários) ou industriais (indústria farmacêutica, alimentar ou cosmética).   

 Mergulhador Profissional Intermédio a Soldar

Mergulhador Profissional de nível Intermédio a efetuar trabalho de soldadura subaquática ©2022 JUSTDIVE Blue Academy

Atualmente, existem em Portugal cinco categorias de mergulhador profissional: Inicial, Intermédio, Técnico, Especialista e Chefe. Conforme se avança nestes cinco níveis de certificação, aumentam as competências e valências técnicas enquanto mergulhador profissional o que, naturalmente, abre todo um vasto leque de saídas profissionais nesta área.   

QUAIS AS COMPETÊNCIAS CONFERIDAS POR CADA NÍVEL DE CERTIFICAÇÃO?

Neste artigo iremos debruçar-nos apenas sobre as categorias Inicial, Intermédio e Técnico, uma vez que são aquelas para as quais a Escola de Mergulhadores Profissionais JUSTDIVE está habilitada a dar formação.

1. Mergulhador Profissional Inicial: pode mergulhar até 20 metros de profundidade, usando como mistura respiratória o ar comprimido, utilizando equipamentos de mergulho autónomo e semiautónomo, bem como material de apoio adequado às tarefas subaquáticas a executar. Planear e supervisionar operações de mergulho com ar, até 20 metros de profundidade, planeando, dirigindo e controlando a sua realização. Executar vistorias e trabalhos simples de conservação em estruturas submersas de diferente natureza. Executar buscas de fundo para reconhecimento e deteção de objetos. Efetuar a apanha de algas ou outros espécimes biológicos, autorizados pela entidade competente para o efeito. Desempenhar funções de organização e acompanhamento de mergulhos inseridos em atividades marítimo-turísticas. Efetuar a limpeza e conservação do equipamento de mergulho e material de apoio utilizado;

2. Mergulhador Profissional Intermédio: pode mergulhar até 40 metros de profundidade, usando como mistura respiratória ar atmosférico comprimido, utilizando equipamentos de mergulho autónomo e semiautónomo, bem como material de apoio adequado às tarefas subaquáticas a executar. Planear e supervisionar operações de mergulho com ar, até 30 metros de profundidade, planeando, conduzindo e controlando a sua realização. Executar vistorias e trabalhos de conservação, em obras vivas de embarcações e em outras estruturas submersas de diferente natureza. Executar buscas de fundo para reconhecimento e deteção de objetos. Efetuar trabalhos de construção e reparação subaquática em estruturas, utilizando cimento hidráulico, resinas e outros materiais similares, através de processos manuais e mecânicos. Efetuar o registo de imagem e de som em ambiente subaquático. Acompanhar operações em câmara hiperbárica. Efetuar a limpeza e conservação do equipamento de mergulho e material de apoio utilizado. Para obter a certificação de Mergulhador Profissional Intermédio é requisito obrigatório ter a de Mergulhador Profissional Inicial;

3. Mergulhador Profissional Técnico: pode mergulhar até 50 metros de profundidade utilizando as misturas respiratórias adequadas, fazendo uso de equipamentos de mergulho autónomo e semiautónomo e material de apoio adequado às tarefas subaquáticas a executar. Planear e supervisionar operações de mergulho até 40 metros de profundidade, planeando, conduzindo e controlando a sua realização. Executar vistorias, trabalhos de conservação e reparações em obras vivas de embarcações e em outras estruturas submersas de diferente natureza. Executar buscas de fundo para reconhecimento e deteção de objetos. Executar trabalhos de construção, conservação e reparação de estruturas submersas. Efetuar o registo de imagem e de som em ambiente subaquático. Acompanhar operações em câmara hiperbárica. Efetuar a limpeza e conservação do equipamento de mergulho e material de apoio utilizado. Para obter a certificação de Mergulhador Profissional Técnico é requisito obrigatório ter a de Mergulhador Profissional Intermédio.

QUAL O MERCADO DE TRABALHO EM PORTUGAL?

Conforme já referido, quando devidamente certificado e de acordo com a certificação obtida – Inicial, Intermédio ou Técnico -, um mergulhador profissional poderá efetuar um vasto número de trabalhos subaquáticos em:

- Empresas de Mergulho Profissional;

- Apanha submarina de algas (de Julho a Setembro);

- Aquacultura;

- Trabalhos como freelancer;

- Escolas e Centros de Mergulho Recreativo.

COMO TORNAR-SE MERGULHADOR PROFISSIONAL?

Para trabalhar como mergulhador profissional terá de obter a respetiva certificação oficial. A Escola de Mergulhadores Profissionais JUSTDIVE está devidamente credenciada e regulada pela Direção-geral da Autoridade Marítima (DGAM) desde 2020 para formar mergulhadores profissionais de nível Inicial, Intermédio e Técnico e os nossos instrutores são, também eles, mergulhadores profissionais com anos de experiência, habilitados a dar formação nesta área.

Os nossos cursos apostam fortemente na componente prática de forma a preparar os nossos formandos para “o mundo real” do mergulho profissional, sem nunca descurar a componente teórica. Esta é disponibilizada maioritariamente através de uma plataforma de b-learning, à qual, logo após a formalização da inscrição no curso, o formando terá acesso para começar a estudar os conteúdos teóricos, ao seu ritmo e consoante a sua disponibilidade de horário, sendo que poderá e deverá esclarecer dúvidas e colocar questões aos nossos instrutores sempre que necessário.

A componente prática é ministrada nas instalações da Escola de Mergulhadores Profissionais JUSTDIVE e tem a duração aproximada de quatro semanas, em horário laboral (2ª a 6ª das 9:30 às 18:30). Esta componente envolve sessões de trabalho exaustivas em sala de aula, em piscina e, muito importante, no mar, onde são desenvolvidas todo o tipo de atividades indispensáveis ao trabalho de mergulhador profissional: preparação e resistência física; salvamento, resgate e primeiros socorros; limpeza e manutenção de embarcações e outras estruturas; supervisão e uso de ferramentas.

Na Escola de Mergulhadores Profissionais JUSTDIVE queremos que, mais do que terem um certificado no final do curso, os nossos formandos sejam mergulhadores altamente competentes e que terminem os respetivos cursos o mais bem preparados possível para a realidade que é esta profissão que tem tanto de desafiante como de apaixonante.

Acredita que o mergulho profissional é para si? Ainda tem dúvidas? Fale connosco!  

 

 

 

 

Tags: Mergulho, mergulho profissional, commercial diving

Partilhar:

comments powered by Disqus