JUSTDIVE “Take-Away” Dive #4

JUSTDIVE “Take-Away” Dive #4

April 30, 2020 -

📖 Menu do dia:
“Cemitério dos Naufrágios”

📜 Descrição:
Exposto a Norte dos Farilhões, temos um dos locais de mergulho mais desejados e cobiçado pelos mergulhadores que escolhem o Arquipélago das Berlengas para mergulhar, o Cemitério dos Naufrágios!

Sendo uma baía exposta a Norte dos Farilhões, é por natureza um local de difícil acesso, necessitando-se então de condições meteorológicas ideais para se poder realizar e desfrutar do mergulho. Muitos são os destroços de vários navios naufragados na zona, tantos que se sobrepõem uns aos outros, destacando-se entre os vários El Dorado (11-02-1885), o General Elliot (26-08-1891) e o conhecidíssimo Highland Hope (19-11-1930).

Entre os 15 e os 25 metros, cada segundo durante este mergulho é uma dádiva, fazendo as delícias de fotógrafos e entusiastas de mergulho em Naufrágio. Iniciando o mergulho, logo após chegar ao fundo, é possível vislumbrar o cavername de vários dos navios, acompanhado da chaparia e destroços que povoam a paisagem. É ao redor destes destroços que diversa vida marinha procura refúgio, como os enormes cardumes de fanecas, safias, sargos. É também entre ferro e chapa que é possível observar grandes santolas, congros e moreias residentes.

Mas, não se deixe ficar apenas pelo início, o mergulho no Cemitério é uma imersão em constante movimento, dada a amplitude da baía, e conforme se prossegue, vai conseguir observar as caldeiras, e para os mais curiosos e astutos, nos destroços é possível observar alguma da carga perdida, como balas de mosquetes, lingotes de bronze e ferro e até mesmo o telégrafo (o “acelerador” dos antigos navios a vapor).

Sem dúvida um mergulho marcante para qualquer mergulhador, e entre os favoritos de muitos dos que nas Berlengas se aventuram.

🤿 Tipo de Mergulho:
- Destroços e fundo de areia

👎 Profundidade:
- Varia entre os 15 e os 25 metros

⏱ Tempo de Fundo:
- Entre os 20 e os 45 minutos

💪 Nível Recomendado:
- Recomenda-se AOWD ou Deep Diving, bem como a especialidade de Nitrox (opcional)

🐟 Espécies Comuns:
- Fanecas, judias, sargos, congros, santolas, moreias, abróteas.

Tags: Mergulho, Berlengas, Diving

Partilhar:

comments powered by Disqus