JUSTDIVE “Take-Away” Dive #3

JUSTDIVE “Take-Away” Dive #3

April 8, 2020 -

📖 Menu do dia:
Vapor do Trigo (Andreos)” (1926)

📜 Descrição:
Construído em 1901, este vapor tinha 120 metros de comprimento e 4438 toneladas, sendo assim o maior naufrágio visitável na Berlenga. Apesar de distanciado quase meia milha da Berlenga Grande, o Vapor do Trigo (Andreos) ainda se encontra relativamente protegido pela ilha.  Construído em Glasgow, com o nome de “Liddesdale”, foi depois batizado de “Arabia” passando por alemães, ingleses e belgas. Antes de adquirido por um grupo grego em 1923 e aí sim renomeado “Andreos/Andrios”, chegou ainda a estar sob alçada inglesa com o nome de “Caterham”.

No entanto, correndo o ano de 1926, foi a viajar de Novorossisk para Falmouth que o Andreos, em meios de um temporal, embateu no Cerro da Velha a 20 de Novembro. Daí, a embarcação ainda chegou à baixa do Capitão onde acabou por naufragar. A tripulação acabou por ser salva, mas a carga composta por cereais, maioritariamente trigo, afundou junto com o Andreos, daí o nome “Vapor do Trigo”.

O Andreos jaz agora a 25/27 metros de profundidade, com o seu cavername e convés expostos. As correntes e marés de Inverno, juntamente com os trabalhos de salvados com recurso a explosivos, degradaram bastante o naufrágio. Ainda assim, a chapa e as três enormes caldeiras atraem diversa vida marinha, desde grandes cardumes de fanecas e judias, até aos residentes congros, lagostas e um ou outro elusivo mero. Apesar de alguma corrente, a visibilidade ronda os 12/15 metros e permite explorar zonas como a proa ainda distante das muito visitadas caldeiras. Certamente um mergulho profundo em naufrágio desafiante e a não perder para quem visita a Berlenga com a Justdive!

🤿 Tipo de Mergulho:
- Destroços (Andreos) com fundo de areia e rocha

👎 Profundidade:
- Varia entre os 25 e os 27 metros

⏱ Tempo de Fundo:
- Varia entre os 20 e os 30 minutos

💪 Nível Recomendado:
- Recomenda-se o AOWD ou DEEP

🐟 Espécies Comuns:
- Fanecas, Judias, Congros, Lagostas, Abróteas, Peixes-galo, Peixes-lua, Moreias, Salmonetes e Lavagantes.

Tags: Mergulho, Berlengas

Partilhar:

comments powered by Disqus