JUSTDIVE “Take-Away” Dive #1

JUSTDIVE “Take-Away” Dive #1

March 30, 2020 -

No menu do dia temos “O Vapor Primavera” (1902):

📜 Descrição:
Em 17 de Outubro de 1902, o navio a vapor Primavera partiu do porto de Palermo em Itália, com destino a Antuérpia e Roterdão, naquela que viria a ser a sua última viagem. Transportava uma carga diversificada, constituída por almagre, asfalto, cânhamo, cortiça, chá, e conservas sendo o grosso da mercadoria composto uma grande quantidade de mármore de Carrara - cerca de 2.000 metros cúbicos sob a forma de grandes blocos, pequenos paralelepípedos de mármore branco e preto, possivelmente destinados a trabalhos de ornamentação.

No dia 28, por volta das 5 da madrugada e quando o Primavera navegava já a cerca de 14 milhas a norte das Berlengas, foi detetado um Incêndio que causou o seu afundamento por voltas das 17h00 do dia 29, ficando assente no fundo a cerca de 20-22 metros de profundidade.

O naufrágio encontra-se atualmente alinhado no sentido sueste-noroeste, estando balizado mais a sul pela presença de uma âncora, que poderá pertencer-lhe. O destroço apresenta-se totalmente fragmentado e destruído, sendo apenas visíveis, a oeste, parte do cavername por sobre uma superfície rochosa e, a leste, já por sobre uma superfície arenosa, uma dezena de grandes blocos em pedra mármore, de forma quadrangular. Mármore, mas de Carrara - afinal, naufrágio fino é outra coisa.

🤿 Tipo de Mergulho:
- Destroços e fundo de areia e Rocha

👎 Profundidade:
- Varia entre os 18 e os 24 metros

Tempo de Fundo:
- Em média 40 minutos

💪 Nível Recomendado:
- Recomenda-se o AOWD ou DEEP

🐟 Espécies Comuns:
- Abróteas, Salmonetes, Bodiões e Lavagantes, Sargos, Peixes-galo, Pargos, Peixes-lua, Moreia.

Tags: Mergulho, Berlengas

Partilhar:

comments powered by Disqus